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A chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ao Brasil mudou radicalmente a rotina dos brasileiros. Mas entre os mais impactados com este cenário tão preocupante estão os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do combate ao vírus.
Protocolos de segurança e procedimentos de atendimento ganharam importância ainda maior neste momento. As empresas de atendimento pré-hospitalar (APH) têm um grande compromisso neste sentido, já que muitas vezes são seus profissionais que tem o primeiro contato com os pacientes suspeitos. Como entidade que reúne as principais empresas deste segmento, o Sibem acompanha o momento e conta um pouco como vem sendo feito este trabalho.
Diante da necessidade de contenção do avanço da Covid-19 no Brasil, as empresas reviram seus protocolos e redobram os cuidados em suas atividades. As ambulâncias circulam o tempo todo pelas cidades e suas equipes têm contato direto com diversas pessoas, que são potenciais portadoras do vírus. Dessa maneira, os próprios veículos e os profissionais podem se tornar agentes transmissores.
Existe um protocolo rigoroso para a higienização das ambulâncias e dos materiais que são utilizados em seu interior, visando garantir maior segurança para a população e profissionais de saúde. O
interior é limpo e desinfectado periodicamente, bem como os materiais que são reutilizáveis passam por esterilização, tudo para manter o ambiente livre de micro-organismos que possam causar doenças.
Geralmente realizado pela equipe de enfermagem, o procedimento leva em consideração o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) pela equipe que executa a higienização, como também
realiza um rigoroso checklist para reabastecer as unidades com os materiais necessários para os atendimentos.
O cenário em torno da pandemia do Covid-19 está em constante mudança. Acompanhar as definições do governo federal se tornou imperativo para garantir fluidez no trabalho das equipes. “Por exemplo, o Ministério da Saúde determinou que a máscara NR95 pode ser usado entre 5 e 7 dias, desde que esteja em bom estado. Isso vai ajudar a economizar o uso das máscaras cirúrgicas, muito necessárias para os pacientes contaminados”, exemplifica Marcos Michelin, cardiologista e diretor-médico da Ecco Salva, uma das associadas ao Sibem.
As empresas de APH têm intensificado suas orientações aos clientes sobre a prevenção ao Covid-19. Algumas de nossas associadas têm preparado materiais especiais para seus clientes, como esta cartilha da Emercor. Também há iniciativas importantes como as postagens nas redes sociais, como os exemplos da Vitalmed e da Quali Salva.
O Sibem e suas associadas estão ao lado da população neste momento tão delicado de nossa história, fornecendo atendimento médico de urgência e emergência na hora que você mais precisa. Se você é cliente de uma de nossas empresas associadas, conte com este apoio para orientar e garantir seu atendimento.
1- Lave as mãos com frequência, com água e sabão, e higienize com álcool em gel 70%.
2- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
3- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.
4- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão.
5- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
6- As pessoas com mais de 60 anos deverão fazer isolamento social.
7- Evite aglomerações, tenha um distanciamento mínimo de 1,5 m de outras pessoas e mantenha os ambientes ventilados.
Gotículas de saliva
Toque ou aperto de mãos
Objetos ou superfícies contaminadas
Espirro Tosse Catarro
Febre por mais de 24 horas, tosse, dor na garganta e dificuldade para respirar.
Fique tento a possíveis sintomas! Caso tenha alguma dúvida, ligue para sua empresa de APH para buscar orientação. Se preferir, ligue 193 – Disque Saúde, do Ministério da Saúde.